sexta-feira, 24 de julho de 2009

Como se tornar um HACKER


Não existe receita pra quem deseja se tornar um Hacker, embora você possa encontrar milhares de respostas prontas e fórmulas mágicas em mecanismos de busca como o google. Às vezes quem dá essas dicas sabe menos que você, então, não confie em tudo que lê. A trajetória de quem pretende se tornar um Hacker é longa, exige paciência e dedicação, com o tempo a experiência vai mostrar o que fazer frente às mais diversas situações, e a maturidade se encarregará de fazer o resto. Pra quem está iniciando, vale a pena deixar algumas dicas importantes, dadas por muitos Hackers ilustres:
  • Aprenda uma linguagem de programação: A princípio uma linguagem simples, como Visual Basic ou Delphi, para que você possa se acostumar com as rotinas e funções e desenvolva segurança e conhecimento sobre lógica de programação necessários para desenvolver em linguagens mais complexas ou de baixo nível. Pra quem não conssegue entender uma linguagem de programação, também é possível iniciar em um linguagem de scripts como HTML, VBS ou Batch Scripts.
  • Não procure por receitas prontas: Muita gente se intitula Hacker por descobrir senhas do MSN ou Orkut e invadir computadores com uso de keyloggers e exploits; programas baixados na Internet. Assim não vale; desenvolva suas próprias ferramentas, crie técnicas, inove!
  • Liberte-se do Windows: Outro aspecto importante no aprendizado Hacker é o uso de sistemas operacionais livers, gratuitos, como a plataforma Linux, totalmente open source, pois permite que você tenha acesso ilimitado às ferramentas de sistema, modifique e corrija falhas, explore a máquina...
  • Seja humilde: Um Hacker de verdade não sai por aí se gabando do que sabe fazer, ele faz sem a necessidade de ser reconhecido. Na maioria das vezes, os falsos Hackers, amadores ou lammers são os primeiros a desistir quando se deparam com um problema à frente.
  • E nunca tente "quebrar o sistema": Não é legal ficar tentando destruir um sistema, cometendo vandalismo em páginas da Internet ou computadores como um cyberpunk. O segredo é explorar o sistema, descobrir vulnerabilidades e, se possível, corrigí-las. Lembre-se, os maiores Hackers da história ficaram famosos ao invadir redes e cometer crimes... E estão em cana até hoje.
E quando eu vou saber que já sou um Hacker? A filosofia Hacker diz que um aprendiz se tornar Hacker quando um Hacker o reconhecer como tal. É isso aí: paciência, persistência e maturidade vão fazer você crescer muito para um dia merecer ser chamado Hacker.

Um comentário:

  1. Agradecido pelas orientações! Disciplina, persistência, ânimo, boa vontade e paixão pelo q se quer fazer são fundamentais. Ter conhecimento é ter poder, a escolha de usá-lo para o bem ou para o mal é nossa. Sou um Jedi e escolho andar na luz, embora não descarte q estarei sujeito às tentações.

    ResponderExcluir