terça-feira, 26 de junho de 2012

Diga NÃO aos Links "Protegidos"!


Quem costuma baixar músicas, filmes, séries e jogos na internet percebeu que, de uns tempos pra cá, a maioria dos blogs e sites vêm mascarando os links de download dos arquivos. 
A cada link que você clica aparece um banner gritante pedindo para você cadastrar seu celular ou baixar um acelerador de downloads para ter seu download liberado.
Isso por que algumas empresas pagam alguns trocados pela publicidade no redirecionamento dos links, e os administradores dos blogs se veem tentados a lucrar com essas postagens.
Acontece que eles estão lucrando com a "venda" desse conteúdo, uma vez que condicionam o download à contratação de algum serviço no celular ou a instalação de um programa shareware. Ou seja, quem disponibilizava conteúdo alheio gratuitamente com a desculpa de estar protestando contra os preços abusivos de livros, CDs e DVDs, agora está lucrando com esse conteúdo, que aliás nem os pertence.
Sou totalmente a favor do compartilhamento gratuito de arquivos na internet. Acredito que pirataria é obter lucro com o trabalho de terceiros, mas se o compartilhamento é feito de modo gratuito, e para simples consumo do usuário final, sem finalidade de lucro, não há crime.
Afinal, nem todo mundo tem dinheiro suficiente para comprar um CD lançamento só por que curte uma ou duas músicas do artista. Além do mais, esse papo de quem baixa conteúdo ilegal deixa de ajudar o artista é papo furado, pois a maior parte do valor com a venda dos discos vai para as gravadoras e produtoras. Artista ganha dinheiro com publicidade, shows, produtos licenciados, royalties...
Tudo bem, é lógico que os administradores desses blogs gastam tempo e dinheiro vasculhando a deep web em busca de arquivos e fazendo upload das últimas novidades no mundo da música, mas eu acredito que esse tipo de comportamento não condiz com a lógica de quem diz ser a favor do compartilhamento de arquivos na internet.
Mas existem outras formas de obter lucro com blogs e sites, e google e facebook estão aí para provar. Duas das maiores empresas de tecnologia do mundo, que lucram bilhões anualmente com publicidade, sem com isso limitar o acesso do usuário.
O que pouca gente não sabe é que é preciso burlar esse sistema de "links protegidos". A maioria dos sistemas de reendereçamento desses sites consiste simplesmente no link original do servidor onde o arquivo está hospedado, só que invertido ou criptografado.

Faça um teste: clique no link protegido. 
Ao abrir a página de cadastro, vá até a url, no campo superior do seu navegador, e procure pelo endereço do servidor. 
Vá até o primeiro sinal de igualdade (" = ") e copie o restante do endereço. 
Abra o site www.inverterlink.com.br/ e cole o endereço que você copiou.
Agora clique em INVERTER! e o link será então invertido para download.
O resultadodeve ficar assim: http://www.mediafire.com/?ezndmjkcb9e
Pronto, agora é só colar o endereço no seu navegador e fazer o download  do arquivo, de forma gratuita, como deve ser.
Siga os mesmos procedimentos se o link estiver cripptografado (aparecendo apenas números e letras sem sentido no lugar do link). Há um campo específico logo abaixo no site para descriptografar.

Se preferir, faça o download aqui do programinha que eu criei em VB.NET. É só colar o link no programa e clicar em INVERTER LINK, que ele revela o link invertido e já copia para a área de transferência. Depois é só abrir o navegador e pressionar CTRL+V.
Para usar o programa, que tem apenas 200 kb, é preciso ter instalado o NET.Framework 4.0 no seu computador.
Espero que você tenha entendido o passo a passo, para que juntos combatamos os "links protegidos"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário